1. Papel e/ou papelão Reciclamos: jornais e revistas, livros, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, papel cartão, embalagens longa vida, listas telefônicas, papel de fax;Não reciclamos: etiquetas adesivas, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, guardanapos, “bitucas” de cigarro, fotografias.
2. Produtos metalizados Reciclamos: folha-de-flandres, tampinha de garrafa, latas de óleo, leite em pó e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio, embalagens metálicas de congelados;Não reciclamos: clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.
3. Plástico Reciclamos: canos e tubos, sacos, CDs, disquetes, embalagens de margarina e produtos de limpeza, embalagens PET: refrigerante, suco e óleo de cozinha, plásticos em geral;Não reciclamos: cabos de panela, tomadas, plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor.
4. Vidro Reciclamos: recipientes em geral, garrafas e copos;Não reciclamos: espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas, tubos de TVs e computadores.
5. Lixo orgânico: cerca de 1/3 de todo alimento comprado vai para o lixo. Sem trocadilhos, é dinheiro que jogamos diretamente no lixo! Para mudar esse quadro, é preciso rever conceitos e adotar novos hábitos, como planejar o cardápio com antecedência, aumentar a freqüência das compras e diminuir as quantidades. Já os resíduos que são inevitáveis (cascas, talos, sementes) podem ser usados de duas formas: em receitas com aproveitamento total dos alimentos ou por meio de compostagem doméstica (para saber mais, veja o artigo “Como fazer um minhocário doméstico” no Mais Com Menos). Além de reduzir a quantidade de lixo doméstico, gera-se um excelente adubo orgânico. E de graça!
6. Outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário